Os Saurópodes cujo nome tem origem no grego e significa "pés de lagarto", o nome foi criado por Othniel Charles Marsh em 1878. Eles foram um dos dois grandes grupos dentre os dinossauros, pertencendo ao grupo dos saurísquios ou dinossauros com bacia de réptil. Eram animais enormes, estando entre os maiores seres vivos a caminharem pelta Terra, possuíam um pescoço muito comprido que terminava em uma cabeça bem pequena. A cauda, era também muito comprida e poderia auxiliar na defesa contra redadores, servindo como uma espécie "chicote", que junto com uma grande garra, que a maioria dos saurópodes possuíam na pata dianteira, formavam um conjunto de armas de defesa contra predadores.
Eram quadrúpedes, com patas muito fortes, retas como colunas, terminadas em pés dotados de dedos curtos, sendo similares as dos elefantes atuais. A sua dieta alimentar era baseada em vegetais, com algumas espécies especializadas em se alimentar de vetais rasteiros e outras de vegetação em alturas elevadas. Muitos deles não dispunham de mandíbulas e dentes apropriados para mastigar, de modo que engoliam grandes quantidades de matéria vegetal que, em seguida, eram "trituradas" no estômago por pedras ingeridas para facilitar a fermentação e a digestão do alimento, denominadas de gastrólitos.
Os saurópodes apareceram pela primeira vez no final do Período Triássico, originários do grupo Prosauropoda que possivelmente foram seus ancestrais. Durante o Jurássico superior, a cerca de 150 milhões de anos atrás, os saurópodes se diversificaram muito, se dividindo em diversos subgrupos, como os diplodocídeos e braquiossaurídeos. No final do Cretáceo, esses subgrupos foram substituídos principalmente pelos titanossaurídeos, que se dispersaram por quase todo o planeta. Contudo, como aconteceu com todos os outros dinossauros não-aviários da época, os saurópodes se extinguiram no evento de extinção em massa do final do Cretáceo.
Filogenia
Sauropoda
Melanorosaurus
Antetonitrus
Vulcanodon
Spinophorosaurus
Eusauropoda
Shunosaurus
Barapasaurus
Patagosaurus
Mamenchisauridae
Omeisaurus
Mamenchisaurus
Cetiosaurus
Jobaria
Neosauropoda
Haplocanthosaurus
Diplodocoidea
Rebbachisauridae
Limaysaurus
Nigersaurus
Dicraeosauridae
Amargasaurus
Dicraeosaurus
Diplodocidae
Apatosaurus
Barosaurus
Diplodocus
Macronaria
Camarasaurus
Titanosauriformes
Brachiosaurus
Phuwiangosaurus
Titanosauria
Malawisaurus
Rapetosaurus
Isisaurus
Opisthocoelicaudia
Saltasaurus
Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:
Referências
- Sander, P. M.; Christian, A.; Clauss, M.; Fechner, R.; Gee, C. T.; Griebeler, E. M.; Gunga, H. C.; Hummel, J. R.; Mallison, H.; Perry, S. F.; Preuschoft, H.; Rauhut, O. W. M.; Remes, K.; Tütken, T.; Wings, O.; Witzel, U. (2011). "Biology of the sauropod dinosaurs: The evolution of gigantism". Biological Reviews 86 (1): 117–55. doi:10.1111/j.1469-185X.2010.00137.x. PMC 3045712. PMID 21251189.
® Atlas Virtual da Pré-História - atlasvirtual.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.