Pesquise no Grupo AVPH |
Código Promocional Pic Pay: GAC1JN |
|
Itapeuassauro
O Itapeuassauro (Itapeuasaurus cajapionensis) era um dinossauro de grande porte cujo nome significa "Lagarto Itapeua" em referência ao local onde foi encontrado. Viveu há aproximadamente entre 100 e 95 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo (idade Cenomaniano), no Maranhão, Brasil.
Eram grandes dinossauros brasileiros quadrupedes conhecidos como saurópodes, que podíam chegar a medir cerca de 12,0 metros de comprimento e 3,0 metros de altura e chegavam a pesar 7,0 toneladas. Vivam em pequenos grupos famíliares, se alimentando de folhas de arbusto de pequeno e médio porte. Possuíam pescoços e caudas bem compridos, o que era característico para o grupo ao qual pertenciam.
Os fósseis compostos basicamente de vértebras da coluna vertebral e um fêmur, foram encontrados pelo pescador Carlos Wagner Silva em novembro de 2014, na Lage do Itapeua, em Cajapió, na costa norte do estado do Maranhão. Em 2015, a equipe de pesquisadores visitou o local e extraiu os restos fossilizados e somente em 2019 eles finalizaram os estudos e descreveram a espécie para identificação. O estudo foi resultado de uma cooperação entre 8 pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A equipe de pesquisadores foi liderada pelo pesquisador Rafael M. Lindoso, Manuel Alfredo A. Medeiros, Ismar de Souza Carvalho, Agostinha Araújo Pereira, I. D. Mendes, F. V. Iori, E. P. Sousa, S. H. S. Arcanjo e T. C. M. Silva.