- Éon Caotiano: Éon não oficial criado para abranger o período de tempo que se inicia com o colapso da nebulosa planetária até a colisão da Prototerra (Télus) com Téia, dando origem a Terra, a Lua e ao história da Terra com o Éon Hadeano há 4,6 bilhões de anos atrás. O nome deste Éon tem origem no Deus Caos, que segundo Hesíodo, é a primeira divindade a surgir no universo, sendo então a mais velha das formas de consciências divinas. o nome Caos tem origem no grego e significa "separar".
- Era Eocaotiano:
- Período Nefeleano: Inícia-se há 4,68 bilhões de anos atrás com o colapso da nebulosa e foi até à 4,63 bilhões de anos atrás com a formação do Protosol.
- Período Erebreano: Inícia-se há 4,63 bilhões de anos atrás com a formação do Protosol e foi até à 4,568 bilhões de anos atrás onde começa a fusão solar com a emissão da primeira luz. Érebo significa escuridão, pois neste período do tempo o Protosol não brilhava com intensidade suficiente para iluminar o sistema solar.
- Era Neocaotiano:
- Período Hiperitiano: Inicia-se há 4,568 bilhões de anos atrás com a fusão solar com a emissão da primeira luz e foi até à 4,560 bilhões de anos atrás com a formação dos Protoplanetas do sistema solar. Hiperion era um Titã relacionado ao Sol, pois este período de tempo marca o instante em que o Sol começa a iluminar.
- Período Titanomaqueano: Inicia-se há 4,560 bilhões de anos atrás com a formação dos Protoplanetas do sistema solar e foi até à 4,533 bilhões de anos atrás com a colisão da Prototerra (Télus ou "Tellus") com Téia ("Theia" um planeta do tamanho de Marte), dando origem a Terra e a Lua. Theia e uma parte substancial do manto da Terra foram vaporizados, uma parte permaneceu em órbita ao redor da Terra formando a Lua e o restante caiu na forma de chuva de meteoros de volta para a superfície da Terra. O nome desse período tem origem na Titanomaquia, que foi a guerra entre os titãs (liderados por Cronos0 e os Deuses Olímpicos (liderados por Zeus) que definiria o domínio do universo. Neste período ocorrem também diversas outras colisões entre protoplanetas.
- Pré-Cambriano: Iniciou há 4,533 bilhões de anos atrás e foi até à 540 milhões de anos atrás, sendo dividido em Éons.
- Éon Hadeano: Iniciou há 4,533 bilhões e foi até à 4,0 bilhões de anos atrás. O nome Hadeano deriva do grego, em homenagem ao deus "Hades" do submundo, comandante do inferno, em referência as "condições infernais" na Terra na época, onde o planeta tinha acabado de se formar e ainda estava muito quente, com elevado vulcanismo, uma superfície parcialmente fundida e colisões frequentes com outros corpos do Sistema Solar. No início desse Éon ocorre a formação da Terra e também da Lua, a qual foi formada a partir de um pedaço da Terra arrancado por um impacto monstruoso com um asteroide do tamanho de Marte.
- Era Paleohadeano:
- Período Hefesteano: Hefesto, deus grego do fogo e ferreiro dos deuses. Período de um intenso efeito estufa.
- Período Jacobiano: por causa das rochas das montanhas Jack Hills, na Austrália, de onde vem o material mais antigo já datado, zircões que se formaram há cerca de 4,4 bilhões de anos atrás.
- Era Mesohadeano:
- Período Canadiano: no Canadá temos um material datado em 4,28 bilhões de anos atrás.
- Período Procrusteano: Diz a lenda que Procusto tinha em sua casa uma cama de ferro onde convidava os visitantes a se deitar. Se a pessoa passasse do tamanho da cama, Procusto cortava o excesso. Se ficasse pequeno, ele esticava a pessoa. Seu reinado de terror acabou ao ser capturado por Teseu. Foi nomeado dessa forma, pois se acredita que a crosta da Terra estava pronto à suportar os primeiros blocos continentais formando camadas ou camas.
- Era Neohadeano:
- Período Acasteano: Formação rochosa de Gnaisse Acasta do Canadá que contém rochas do Hadeano.
- Período Prometeano: momento do bombardeamento pesado, onde asteroides caíam em grande quantidade tanto na Terra quanto na Lua. Tem esse nome porque Zeus, irado com Prometeus por ter dado o fogo aos homens, bombardeou a Terra com asteroides.
- Éon Arqueano: Iniciou há 4,0 bilhões e foi até à 2,5 bilhões de anos atrás, sendo divido em Eras.
- Era Eoarqueano: vai de 4,0 bilhões à 3,6 bilhões de anos atrás, foi durante esta Era que a Terra esfriou o suficiente a ponto de apresentar, uma crosta sólida parcialmente sólida, com muitas áreas ainda em estado fluído, com rochas derretidas e rios de lava.
- Era Paleoarqueano: vai de 3,6 bilhões à 3,2 bilhões de anos atrás, onde o supercontinente Vaalbara tomou forma e atingiu seu auge e onde estão os mais antigos restos fósseis de seres comprovados pela ciência.
- Era Mesoarqueano: vai de 3,2 bilhões à 2,8 bilhões de anos atrás, foi durante esta Era que o primeiro supercontinente Vaalbara se quebrou há 2,8 bilhões de anos atrás.
- Era Neoarqueano: vai de 2,8 bilhões à 2,5 bilhões de anos atrás, foi a última Era do Éon Arqueano, onde o supercontinente Vaalbara se separou, dando origem ao supercontinente Kenorland há aproximadamente 2,7 bilhões de anos atrás.
- Éon Proterozóico: vai de 2,5 bilhões à 541 milhões de anos atrás, onde ocorreram a formação de grandes continentes, surgimento das modernas placas tectônicas, oxigenação da atmosfera (“catástrofe de oxigênio”), extinção em massa de anaeróbicos, surgimento dos eucariotos e organismos multicelulares simples, primeiras glaciação e explosão de vida multicelular complexa.
- Era Mesoproterozóico: vai de 1,6 bilhões à 1,0 bilhões de anos atrás, foi marcada pela quebra do supercontinente Columbia, pela formação do supercontinente Rodinia e pela evolução da reprodução sexual.
- Período Cretáceo: vai de 145 milhões à 65 milhões de anos atrás, sendo divido em épocas.
- Cretáceo inferior: vai de 145 milhões à 100,5 milhões de anos atrás, sendo divido em idades.
- Cretáceo superior: vai de 100,5 milhões à 65 milhões de anos atrás, sendo divido em idades.
- Era Cenozóica: vai de 65 milhões de anos atrás até os dias de hoje. "A Era dos Mamíferos".
- Período Paleogeno: vai de 65 milhões à 23 milhões de anos atrás.
- Época Paleoceno: vai de 65 milhões à 58 milhões de anos atrás.
- Época Eoceno: vai de 58 milhões à 34 milhões de anos atrás.
- Época Oligoceno: vai de 34 milhões à 23 milhões de anos atrás.
- Idade Rupeliana: vai de 34 a 28 milhões de anos atrás.
- Idade Chattiana: vai de 28 a 23 milhões de anos atrás.
- Período Neogeno: vai de 23 milhões à 2 milhões de anos atrás.
- Época Mioceno: vai de 23 milhões à 5 milhões de anos atrás.
- Época Plioceno: vai de 5 milhões à 2 milhões de anos atrás.
- Período Quaternário: vai de 2 milhões de anos atrás até os dias de hoje.
- Época Holoceno: vai de 11 mil anos atrás até os dias de hoje.
- Sistema das Idades: Inicia em 2,5 milhões de anos atrás até 700 anos d.C. (depois de Cristo).
- Idade da Pedra: Inicia em 2,5 milhões de anos atrás até 10.000 a.C. (antes de Cristo).
- Idade da Pedra Lascada ou Paleolítico: Inicia em 2,5 milhões de anos atrás até 10.000 a.C. (antes de Cristo).
- Idade da Pedra ou Mesolítico: Inicia em 10.000 a.C. até 5.000 a.C.
- Idade da Pedra Polida ou Neolítico: Inicia em 5.000 a.C. até 3.000 a.C.
- Idade dos Metais: Inicia em 3.000 a.C. até 700 d.C.
® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.