Pesquise no Grupo AVPH |
Código Promocional Pic Pay: GAC1JN |
|
Beibeilong
O Beibeilong (Beibeilong sinensis) cujo o nome significa "dragão bebê da China", viveu há aproximadamente entre 100 e 89 milhões de anos atrás durante o início do período Cretáceo na China.
Pertencia ao grupo dos oviraptores, sendo uma das maiores espécies desse grupo, chegando a medir 3 metros de altura e 8 metros de comprimento e pesando cerca de 3,0 toneladas. Atingido tamanhos similares ao gigantesco Gigantoraptor. Eram muito parecido com as aves terrestres atuais, como os avestruzes e as emas, porém com um tamanho similar há um tiranossauro. Possuíam enormes bicos córneos desdentados que utilizavam para caçar pequenos animais. Eram cobertos por penas primitivas e chocavam seus ovos em ninhos circulares construídos no solo. Provavelmente também cuidavam de seus filhotes até atingirem certas idades de forma similar as aves atuais.
O principal fóssil descoberto (Holotype HGM 41HIII1219), um ovo de 45 centímetros de comprimento com embrião fossilizado em seu interior que ficou conhecido como Baby Louie, estava entre os milhares de ovos de dinossauro escavados e coletados de rochas do Cretáceo por fazendeiros locais na província central de Henan próximo do ano de 1990. O ovo foi ilegalmente vendido e contrabandeado para os Estados Unidos, onde foi destaque na revista National Geographic e em 2001, Baby Louie foi adquirida pela Companhia Stone para ser exibida publicamente no Indianapolis Children's Museum onde permaneceu em exibição durante 12 anos. Em 2013 ela foi repatriada, retornando a China, onde o fóssil foi estudado por especialistas da Academia Chinesa de Ciências Geológicas juntamente com a coautora do estudo, a paleontóloga canadense Darla Zelenitsky da Universidade de Calgary. O estudo e a descoberta da nova espécie foi publicado detalhadamente em 2017 na revista científica "Nature Communications".