Pesquise no Grupo AVPH |
Código Promocional Pic Pay: GAC1JN |
|
Vesperssauro
O Vesperssauro (Vespersaurus paranaensis) era um dinossauro de pequeno porte cujo nome significa "lagarto do oeste do Paraná" em referência ao local onde foi encontrado. Viveu há aproximadamente entre 90 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo (idade Maastrichtiana), no Brasil.
Eram pequenos dinossauros brasileiros bípedes conhecidos como terópodes que podíam chegar a medir cerca de 1,60 metros de comprimento e 0,80 metros de altura e chegavam a pesar 15 quilogramas. Vivam em um ambiente desértico, caçando em grupos pequenos animais. Possuíam uma característica única nos pés, um grande estreitamento lateral de veios de alguns ossos metatársicos e um formato de lâmina das falanges proximais dos dois dedos laterais, apoiando seu peso apenas no dedo central. Os dedos laterais dos pés, devido seu formato de lâminas, teriam sido utilizados para cortar e causar graves ferimentos em suas presas.
Os achados foram analisados em 2019 por paleontólogos da USP, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Museo Argentino de Ciências Naturales e Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste. A espécie foi descrita em 2019, pela equipe de pesquisadores Max Cardoso Langer, Neurides de Oliveira Martins, Paulo César Manzig, Gabriel de Souza Ferreira, Júlio César de Almeida Marsola, Edison Fortes, Rosana Lima, Lucas Cesar Frediani Sant’ana, Luciano da Silva Vidal, Rosangela Honório da Silva Lorençato e Martín Daniel Ezcurra, baseada em vértebras, bacia, membros e resquícios do crânio, entre outros de seus restos fósseis encontrados no Sítio Paleontológico de Cruzeiro do Oeste, Grupo Caiuá, pertencente ao Supergrupo Bauru, no município de Cruzeiro do Oeste, no oeste do estado do Paraná, Brasil. Foi o primeiro dinossauro encontrado e descrito no Paraná. A descrição da espécie foi publicada no periódico científico Scientific Reports, do grupo Nature.