Pesquise no Grupo AVPH |
Código Promocional Pic Pay: GAC1JN |
|
Ubirajara
O Ubirajara (Ubirajara jubatus) cujo nome tem origem na lingua tupi e significa "senhor da lança de juba", devido aos espinhos nos ombros e as penas nas costas em formato de juba. Era uma espécie de dinossauro que viveu há aproximadamente entre 115 a 110 milhões de anos, durante o período Cretáceo inferior (idade Aptiano), no Ceará, Brasil.
Eram pequenos dinossauros brasileiros bípdedes e carnívoros, pertencentes ao grupo dos Terópodes. Chegavam a medir cerca de 0,4 metros de altura e 1,00 metro de comprimento e pesavam cerca de 5 quilogramas. Deveriam viver em pequenos bandos, caçando outros animais de pequeno.
Os fósseis (Holotipo SMNK PAL 29241) compostos por um esqueleto parcial sem o crânio, contendo nove vertebras do pescoço,treze vertebras das costas, duas vertebras sacrais, a cintura escapular, uma costela cervical, sete costelas dorsais e o braço esquerdo quase completo, o fóssil também preserva restos de plumagem, pele, estruturas granuladas no torso e queratina das garras da mão, representando um animal juvenil e possivelmente macho. Esses restos fósseis foram encontrados entre os municípios de Nova Olinda e Santana do Cariri, Ceará, região nordeste brasileira pertencente a Formação Crato, do Araripe Basin e foram estudados pelo paleontólogo Robert S. H. Smyth e sua equipe composta pelos pesquisadores David Michael Martill, Eberhard Frey, Hector Eduardo Rivera-Silva e Norbert Lenz em 2020, foi publicado na revista científica Cretaceous Research.