Pesquise no Grupo AVPH |
Código Promocional Pic Pay: GAC1JN |
|
O Torvossauro Gurney (Torvosaurus gurneyi) cujo nome "Torvossauro" que em latim e grego significa "lagarto selvagem" e "gurneyi", em homenagem a James Gurney, criador da série literária Dinotopia. Esta espécie viveu há aproximadamente entre 150 milhões de anos atrás durante o período Jurássico na Europa.
O Torvosaurus gurneyi era um enorme dinossauro terópode que dominava o topo da cadeia alimentar, sendo um dos maiores carnívoros terrestres que já existiram na Europa. Possuía cerca de 10 metros de comprimento e 5 toneladas de peso.
Os fósseis foram encontrados na formação geológica de Lourinhã no oeste de Portugal, por uma equipe liderada pelos cientistas Christophe Hendrickx e Octavio Mateus, paleontólogos da Universidade de Lisboa. Inicialmente se acreditava pertencerem ao dinossauro da espécie Torvosaurus tanneri, que habitava a América do Norte, porém após analisarem melhor o tamanho e formato dos pedaços de sua tíbia, mandíbula, dentes e vértebras da cauda, perceberam que estavam diante de uma nova espécie.
O estudo foi publicado no jornal científico PLOS One em 2014.