Pesquise no Grupo AVPH |
Código Promocional Pic Pay: GAC1JN |
|
Gnathovorax
O Gnathovorax (Gnathovorax cabreirai) era um dinossauro de grande porte cujo nome Gnathovorax significa "mandíbulas vorazes" e cabreirai homenageia o paleontólogo Dr. Sérgio Furtado Cabreira. Viveu há aproximadamente entre 234 a 232 milhões de anos atrás, durante o período Triássico (idade Carniano), Rio Grande do Sul, Brasil.
Eram dinossauros brasileiros bípedes da família dos herrerassaurídeos e apesar do pequeno tamanho, eram um dos dinossauros caçadores de maior porte de sua época, chegavam a medir cerca de 3,0 metros de comprimento e 1,0 metro de altura e pesavam cerca de 30 quilogramas. Seus crânios chegavam a medir 30 cm de comprimento, possuíam dentes pontiagudos e serrilhados, que junto com garras longas e afiadas dos dedos das mãos e dos pés, os tornavam ótimos caçadores. Vivam em pequenos grupos famíliares, se alimentando de animais de pequeno e médio porte. Possuíam caudas compridas, que os ajudavam a manter o equilíbrio nas manobras velozes durante as caçadas.
Os fósseis compostos basicamente de um esqueleto quase completo (holotipo CAPPA/UFSM 0009), considerado como sendo o mais bem preservado já descoberto para este grupo dinossauros. Foram encontrados pelo paleontólogo Sérgio Furtado Cabreira em 2014 no município de São João do Polêsine, na Formação Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Em 2019, o estudo foi concluído, conduzido por Cristian Pereira Pacheco da Biodiversidade Animal da UFSM e pela equipe de pesquisadores paleontólogo Max Cardoso Langer do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Rodrigo Temp Müller, Leonardo Kerber, Flávio Augusto Pretto e Sérgio Dias da Silva que são paleontólogos da UFSM. O estudo que foi publicado no periódico científico PeerJ em 2019.